Sede Provisória Avenida Transamazônica, 1890 – São Pedro – CEP 69800-000 – Humaitá – Amazonas – Brasil

Noticias Local

terça-feira, 29 de março de 2011

Lançada 4ª Etapa da Agulha Oficial no Amazonas













          A meta de tornar o Amazonas área livre de febre aftosa está mais perto de virar realidade. Nesta segunda-feira (21), no município de Careiro da Várzea, foi lançada a Agulha Oficial 2011, quarta e última etapa da vacinação oficial no Estado.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece em 12 municípios e tem acompanhamento de técnicos da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha ainda conta com o apoio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e da Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav).

A solenidade de abertura da campanha aconteceu na Fazenda Porongaba, no Paraná do Careiro, no município do Careiro da Várzea, e contou com as presenças da Secretária de finanças da Sepror, Alessandra Campelo, do Presidente da Codesav, Sérgio Muniz, do Presidente da Federação da Agricultura do Estado (FAEA), Muni Lourenço, do Superintendente do Mapa, Edvar dos Santos, além do Prefeito do Careiro da Várzea, Nato leite.

Nesta fase, foram investidos aproximadamente 4 milhões de reais, para que a vacinação alcance os municípios de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Careiro, Itacoatiara, Manaus, Maués, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. "Essa área, do Careiro da Várzea até Nhamundá é estratégica, pois foi onde ocorreu o último foco da doença no Amazonas, em 2004", afirma Sérgio Muniz.

O objetivo é vacinar 500 mil animais no Estado, além das análises clínicas e do georreferenciamento das propriedades. Para isso serão utilizados 24 barcos e 73 botes de alumínio, tipo "voadeira", que vão percorrer 11 mil propriedades rurais em busca e bovinos e bubalinos. Cerca de 350 profissionais estarão envolvidos nesse trabalho que terá a duração de 45 dias.

A vacina é vendida ao preço de R$ 1,80, mas, com o subsídio do governo do Estado, sai por R$ 0,60 centavos a dose para os produtores rurais. As vacinas são vendidas nos escritórios do IDAM. "O Amazonas é o único Estado a subsidiar essa vacina. A gente vai de propriedade em propriedade vacinando o gado. Se Deus quiser, daqui a 45 dias vamos estar com 100% de cobertura vacinal no Estado", afirma Alessandra.

A Agulha Oficial é um dos requisitos obrigatórios para mudar o status sanitário de um Estado. Além das etapas de vacinação realizadas pelo Amazonas, o Governo do Estado firmou convênio com o Mapa para estruturar as barreiras sanitárias, adquiriu computadores, equipamentos e veículos e fez o cadastramento de propriedades pecuaristas em 27 municípios.

UItimato

A Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE) estabeleceu o ano de 2011 como prazo limite para que o Brasil inteiro tenha erradicado a febre aftosa. O Amazonas não registra casos da doença há sete anos. O último foco foi detectado em 2004 no Careiro da Várzea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário